eTwinning: Cidadania digital

Captura de ecrã 2016-02-10, às 20.35.11

Consulte as novidades do eTwinning para este ano, no site do eTwinning:

“Um novo e emocionante ano acaba de ter início para o eTwinning; um ano durante o qual a cidadania digital será tema para várias atividades que terão lugar no mundo eTwinning: workshops e conferências, publicações, campanhas de comunicação, artigos especiais no portal e muito mais.

A cidadania digital diz respeito a todos quantos utilizam regularmente a Internet e as tecnologias de informação. As áreas chave incluem – sem que a elas estejam limitadas – a literacia digital, direitos e responsabilidades digitais e intelectuais, segurança digital e proteção de dados, direito e etiqueta digital, acessibilidade e comunicação digital. Com a aparentemente infindável integração das ferramentas digitais na vida quotidiana, a educação para a cidadania digital promove a consciencialização para a utilização das ferramentas digitais de forma responsável e autónoma.

Tal como a cidadania Europeia ou a cidadania ativa, a cidadania digital significa participação e responsabilidade e a oportunidade de contribuir para um mundo melhor.

No ano passado, os ministros da educação Europeus reuniram-se para discutir ações que promovam as responsabilidades e liberdades da cidadania digital. Num acordo conjunto, foram propostos métodos para fazer face às desigualdades, responsabilizar e autonomizar os professores, promover o diálogo e garantir uma educação inclusiva. A Declaração de Parisvai ainda mais longe, citando a necessidade de “reforçar o raciocínio crítico e a literacia para os media, em particular no que respeita à utilização da internet e das redes sociais, por forma a desenvolver resistência a todas as formas de discriminação e de doutrinamento.”

A cidadania digital é um conceito que está a ser cada vez mais adotado de forma passiva e ativa nas salas de aula, seja através do ensino, seja através da segurança.

Fique atento(a) à plataforma eTwinning ao longo do ano, para ficar a saber mais.”

Para mais novidades, aceda ao site.