MOOC Literacia Digital | Rede TIC e Sociedade

“A Rede TIC e Sociedade apresenta o seu primeiro Curso online em Literacia Digital – MOOC-Literacia-Digital. Com o firme propósito de contribuir para a Inclusão e o aumento da Literacia Digital, lançamos este curso online com dois grandes objetivos. Primeiro, que cada participante tenha a oportunidade de conhecer e avaliar as suas competências digitais. Segundo, estimular os participantes a familiarizarem-se com instrumentos e a desenvolverem estratégias que os ajudem na função de “Padrinhos Digitais”.

O curso é totalmente gratuito, ou seja, basta que se inscrevam e, independentemente do lugar onde estiverem, poderão participar. As ferramentas de que irão precisar serão um computador com acesso à Internet e um programa navegador. O curso está dividido em quatro áreas, de acordo com as competências digitais identificadas no referencial do Projeto DIGCOMP. Em cada uma destas áreas, o participante encontrará módulos que apresentarão, individualmente, cada uma das 21 competências digitais do referencial adotado.

O certificado de conclusão do curso, emitido pela Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) do Instituto Politécnico de Santarém, será disponibilizado aos participantes que concluírem os quatro testes de avaliação com um aproveitamento mínimo igual ou superior a 75% e realizarem as quatro tarefas pedidas. Este certificado de conclusão e proficiência, para além de reconhecer as capacidades adquiridas, equivalerá ainda a 2 créditos ECTS no curso de Pós-graduação em Projetos e Internacionalização que será lançado no próximo mês de setembro pela ESES.

Como um dos objetivos deste curso é proporcionar aos participantes instrumentos e estratégias que possam ajudar no trabalho de “Padrinho Digital”, foi criado um sistema de pontuação que avaliará a participação individual em todo o curso. Para obter o seu reconhecimento como “Padrinho Digital”, o participante deverá atingir a pontuação mínima indicada no início do curso.”

Para mais informações, consulte o site da Rede TIC e Sociedade.