“O Contacto no Acolhimento Familiar. O que pensam as crianças, as famílias e os profissionais”

captura-de-ecra-2016-10-31-as-14-32-30

Foi recentemente apresentado o livro “O Contacto no Acolhimento Familiar. O que pensam as crianças, as famílias e os profissionais”.

Trata-se da publicação de um estudo que tem como ponto de partida indagar as complexidades e desafios que se encontram associados aos contactos e às visitas, em particular, tanto ao nível intrapessoal de cada um dos intervenientes, como no âmbito do relacionamento interpessoal, para os acolhedores, para os pais ou membros da famílias de origem e para os técnicos das Instituições de Enquadramento, que promovem, acompanham e avaliam as colocações, bem como para as crianças e jovens que são centrais nestes processos.

A coordenação da publicação está a cargo do investigador Paulo Delgado e resulta de uma parceria estabelecida entre o INED – o Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, e as duas Instituições de Enquadramento que desenvolvem programas de acolhimento familiar no distrito do Porto: o Núcleo de Infância e Juventude, da Unidade Desenvolvimento Social e Programas, do Porto do Instituto da Segurança Social, I.P. e a Mundos de Vida, Instituição de Solidariedade Social.